Uma leitura lenta…
Quando nasceu era apenas para ser mais uma princesa, com alguma tarefa decorativa. Quando seu tio Edward VIII então rei, apareceu certo dia com com dois mimos americanos ( Um Buick 1936 esporte e Wallis Simpson, socialite divorciada), tudo mudou em seu futuro. Muito embora a família real britânica seja uma das mais inconstantes e ruidosas do planeta a realeza soube se manter resiliente e comprometida em dar tudo de si para manter a monarquia britânica relevante cultural, social e politicamente.
Abaixo 2 discursos, um aos 21 anos em 1947 quando completou sua maioridade ainda princesa e outro, quando da pandemia de COVID:
No meu vigésimo primeiro aniversário, congratulo-me com a oportunidade de falar a todos os povos da Comunidade e do Império Britânicos, onde quer que vivam, seja qual for a raça de onde provêm e qualquer que seja a língua que falem.
Deixe-me começar por dizer “obrigado” a todos os milhares de pessoas gentis que me enviaram mensagens de boa vontade. Este é um dia feliz para mim; mas também traz pensamentos sérios, pensamentos sobre a vida que se aproxima com todos os seus desafios e com todas as suas oportunidades.
Neste momento é de grande ajuda saber que há uma multidão de amigos em todo o mundo que pensam em mim e que me desejam o melhor. Estou grata e estou profundamente comovida.
Enquanto falo hoje com vocês na Cidade do Cabo, estou a seis mil milhas do país onde nasci. Mas certamente não estou a seis mil milhas de casa. Por todos os lugares por onde viajei nestas lindas terras da África do Sul e da Rodésia, meus pais, minha irmã e eu fomos levados ao coração de seu povo e nos fizeram sentir que estamos tão em casa aqui como se tivéssemos vivido entre todos eles. nossas vidas.
Esse é o grande privilégio que pertence ao nosso lugar na comunidade mundial - que existam lares prontos para nos receber em todos os continentes da terra. Antes de ficar muito mais velha, espero conhecer muitos deles.
Embora não haja nenhum súdito de meu pai, do mais velho ao mais novo, que eu não queira saudar, penso hoje especialmente em todos os jovens, homens e mulheres, que nasceram mais ou menos na mesma época que eu e cresceram como eu em anos terríveis e gloriosos da segunda guerra mundial.
Vocês, jovens da família britânica de nações, poderiam me deixar falar no meu aniversário como seu representante? Agora que estamos a chegar à idade adulta e feminina, é certamente uma grande alegria para todos nós pensar que seremos capazes de tirar parte do fardo dos ombros dos mais velhos que lutaram, trabalharam e sofreram para proteger a nossa infância.
Não devemos ficar intimidados pelas ansiedades e dificuldades que a guerra deixou para todas as nações da nossa comunidade. Sabemos que estas coisas são o preço que alegremente nos comprometemos a pagar pela elevada honra de permanecermos sozinhos, há sete anos, em defesa da liberdade do mundo. Digamos com Rupert Brooke: “Agora agradecemos a Deus que nos combinou com esta hora”.
Tenho certeza de que você verá nossas dificuldades, à luz que eu as vejo, como uma grande oportunidade para você e para mim. A maioria de vós leu nos livros de história a orgulhosa afirmação de William Pitt de que a Inglaterra se salvou através dos seus esforços e salvaria a Europa através do seu exemplo. Mas no nosso tempo podemos dizer que o Império Britânico salvou o mundo primeiro, e tem agora de salvar a si próprio depois de vencida a batalha.
Acho que isso é algo ainda melhor do que o que foi feito nos dias de Pitt; e cabe a nós, que crescemos nestes anos de perigo e glória, garantir que isso seja realizado nos longos anos de paz que todos esperamos que se prolonguem.
Se todos avançarmos juntos com uma fé inabalável, uma grande coragem e um coração tranquilo, seremos capazes de fazer desta antiga comunidade, que todos amamos tanto, uma coisa ainda maior - mais livre, mais próspera, mais feliz e uma influência mais poderosa para o bem no mundo - do que tem sido nos maiores dias dos nossos antepassados.
Para conseguir isso, devemos dar nada menos do que a totalidade de nós mesmos. Há um lema que foi sustentado por muitos dos meus antepassados – um lema nobre, “Eu sirvo”. Essas palavras foram uma inspiração para muitos herdeiros do trono, quando eles fizeram sua dedicação cavalheiresca ao chegarem à idade adulta. Não posso fazer exatamente como eles fizeram.
Mas através das invenções da ciência posso fazer o que não foi possível para nenhuma delas. Posso fazer meu solene ato de dedicação com todo um Império ouvindo. Gostaria de fazer essa dedicatória agora. É muito simples.
Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço da nossa grande família imperial à qual todos pertencemos. Mas não terei forças para levar a cabo esta resolução sozinha, a menos que você se junte a mim, como agora o convido a fazer: sei que o seu apoio será dado infalivelmente. Deus me ajude a cumprir meu voto, e Deus abençoe todos vocês que estão dispostos a participar dele.
"Falo a vocês em um momento que sei ser cada vez mais desafiador. Um momento de perturbação da vida de nosso país que trouxe pesar para alguns, dificuldades financeiras para muitos e imensas mudanças no cotidiano de todos."
"Espero que, em anos futuros, sejamos capazes de nos orgulhar da maneira como respondemos a esse desafio. E aqueles que virão depois de nós dirão que os britânicos de nossa geração foram tão fortes quanto os de qualquer outra. Que os atributos da autodisciplina, da discreta e bem-humorada determinação e da camaradagem ainda caracterizam este país. O orgulho de quem somos não é parte de nosso passado — ele define nosso presente e nosso futuro.”
"Devemos nos confortar sabendo que, embora ainda tenhamos muito a suportar, dias melhores virão; estaremos com nossos amigos e nossa família de novo; nós nos veremos novamente."
Comentários
Postar um comentário