Um pioneirismo Sui-generis




Texto inserido no Álbum do Cinquentenário de Joaçaba em 1967, com fotos e prints anteriores e posteriores a aquele ano.


O Hospital São Roque, de Luzerna foi o pioneiro de nossa  região.

De Pôrto União a Marcelino Ramos, representa a primeira construção hospitalar, de alvenaria, tendo sido iniciada em 7 de agôsto de 1938.

Foi idealizado e construido por uma sociedade beneficiente da então localidade de Bom Retiro, do Cruzeiro, hoje Luzerna de Joaçaba, constituida de uma Diretoria leiga e provisória, nas pessoas dos Srs.:

João Eduardo Hoffmann — Presidente 

Guerino Dalcanalle — Secretario;

Oscar Fuganti — Tesoureiro.

Em 1939, a convite da referida Sociedade, vieram residir em Bom Retiro as Revmas. Irmãs de Caridade de São Vicente de Paula, as quais, todavia, somente fixaram residência definitiva no Hospital em 1940, ano em que ficaram concluidas as suas obras.

Quatro foram, inicialmente, as Irmãs que, legítimas heroínas, abandonaram todo o confôrto da longinqua CONSTANTINOPLA para, com abnegação e carinho, tornarem-se desbravadoras no trabalho de amenizar o sofrimento dos primeiros moradores de nossa região oestina barriga-verde.

Lideradas pela sua Superiora, Irmã ANNUNCIATA BAUER, para aqui vieram as Rvmas. Irmãs GISELA, HILDEBURGA e ADELMARA, residentes na Guanabara.

A construção primitiva, conforme pode ser vista de uma das

fotos ora publicadas, representa a parte média do atual Hospital São Roque, hoje com duas alas modernas, construidas pelas Irmãs de São Vicente de Paula, que se tornaram, mais tarde, suas proprietárias, por convênio assinado com a Sociedade Beneficiente fundadora.

Nele trabalharam como médicos, desde sua fundação e na ordem cronológica, os Drs. Domênico Barbieri, José Côngio, Vergilio Noll, Lino Capuano, Frederico Seibod e Ayer Antunes Maciel.

E' seu atual Diretor-Médico o Dr. Antônio Rubens Tonin, natural do lugar.

Os demais membros da Diretoria são:

Irmã Berta Linsmeier — Diretora-Presidente

Irmã Heriberta Kirsche — Secretária

Irmã Cristina Menestrina — Tesoureira

Trabalham ainda no Hospital, as Rvmas. Irmãs Vitória Zurek, Marcela Pondorffer e Vicenza Seiler, além de seleta e numerosa equipe de enfermeiras leigas.

Merece um destaque todo especial, a Revma, Irmã Heriberta Kirsche que, tendo fixado residência nesse Nosocômio, em junho de 1943, é a heroína anônima de longos vinte e quatro anos, dando a todos tudo de si e, ainda hoje, apesar de seus 67 anos de idade, é a Enfermeira jovem de sempre, que vive o ideal que traçou na mocidade e que jamais poderá fenecer.

O Hospital São Roque pode ser considerado modêlo, pois conta com quartos confortáveis, Sala de Cirurgia e Ambulatórios equipados, moderno serviço de Anestesia, e um equipamento nas condições do exigido pela mais avançada técnica da medicina moderna.

Um grande desenvolvimento interliga a velha Bom Retiro à atual Luzerna: entre outras obras, uma linda faixa de paralelepípedos, unindo-a à Sede do Municipio; as mais modernas Canchas de Bolão do Sul do Pais; a iluminação, ainda em andamento, de seu Estádio de Futebol, a primeira do Município; e a majestosa construção do Seminário Nossa Senhora dos Anjos.

A tôda essa gama de progresso, atestado fiel do trabalho insano de um povo valoroso e idealista, une-se o Hospital São Roque, como a saudar, orgulhoso, lá do alto, sua Luzerna pitoresca e querida, e sua pujante e Cinqüentenária JOAÇABA.



Foto 1 - Inauguração prédio em 31.03.1940. - Facebook Luzerna história em imagens.

Print 1 - Estatuto da entidade publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO.

Foto 2 - Prédio nos anos 70, todo cercado e com fonte e imagem no centro. Blog Usina das Letras - Félix Maier.

Foto 3 - Edificação atual. - Site do Hospital São Roque.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não vimos as caravelas”

Coronel não morre

Como poderia ser o Seminário de Luzerna