Slobo Slobo - Mito Mito


 Em dezembro de 2007, eu estava atendendo o caixa de um matinê, aqui nos interiores da nossa cidade. Numa certa hora um conterrâneo radicado na Áustria apareceu, e eu “tinha” que ter aquela curiosidade em pedir como estava indo a sua vida por lá. E não seria só ele o imigrante naquelas paragens. Contou sobretudo de muitos que vinham do leste europeu, e que nos trabalhos mais humildes eram colocadas pessoas de países diferentes, visando não conversar entre si. Isso já seria uma baita história. Essas pessoas realmente estavam desesperadas buscando os meios possíveis de sobreviver.

Passo seguinte falou sobre a Iugoslávia em particular, de como ela se fragmentou toda martirizada por suas revoltas, perseguições e guerras movidas por conflitos étnicos. O Tribunal Internacional de Haia teve muito trabalho oriundo daí.

Finalmente indicou-me esse Livro da renomada Åsne Seierstad, também autora do famoso Livreiro de Cabul. (A se lembrar que esse último foi escrito em época posterior).

Mas o dito livro teve sua leitura adiada até o início deste ano… E realmente foi bem melhor assim. Agora após tanto tempo ficou muito mais fácil fazer certos paralelos históricos, apesar das enormes discrepâncias entre os fatos ocorridos desde então.

Muitos dos nossos ”retratos” agora são melhor compreendidos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coronel não morre

Como poderia ser o Seminário de Luzerna

“Não vimos as caravelas”