Trilhadeiras - Como se debulhavam os cereais em outros tempos

UTILIZADA PARA DEBULHAR TODOS OS TIPOS DE CEREAIS

Assim se apresenta a trilhadeira "VENCEDORA", porém, sem nenhuma complicação.

Apesar de suas variadas e extraordinárias aplicações, o seu funcionamento é muito fácil e prático. Esta trilhadeira foi estudada e melhorada durante mais de 40 anos para chegar à sua atual perfeição e pode satisfazer todas as exigên- cias dos mais obstinados agricultores

Ela soluciona todos os problemas referentes à despalha e debulha dos cereais. Enquadra em sua estrutura tudo o que há de mais mo- derno, útil e eficiente, garantindo a mais perfeita trilhagem, banagem e nítida classificação de todos os produtos de grão, a exemplo, o trigo, o arroz, o feijão de todos os tipos, a aveia, a cevada, o centeio, a pipoca, a soja perene, a alfafa e outros.

E' por esta razão que os mais categorizados técnicos e agricultores afirmam: que não há trilhadeira que supere a "VENCEDORA", pela quantidade e qualidade do produto trilhadoEm consequência disso é a mais vendida em todo o território nacional, sendo também expor- tada em larga escala.

V. Sefetuou o melhor negócio ao adquirir uma trilhadeira "VENCEDORA", a qual the proporcionará infindáveis lu- cros e beneficiará grandemente a sua produção agrícola.

Prezado amigo:

Podemos lhe afirmar com toda a segurança. Seus filhos em breve irão dizer: "PAPAI FOI UM HOMEM DE VISÃO AO ADQUIRIR A MELHOR TRILHADEIRA EXISTENTE NO MERCADO".

E nós o felicitamos por isso. Apresentamos-lhe os mais efusivos parabens. Isto porque sabemos e temos a certeza que a trilhadeira "VENCEDORA" não decepciona ninguém.

CAETANO BRANCO S. A. IND. E COM.

(Texto de boas vindas em manual da “Vencedora”.




Trilhadeira INVENCÍVEL Fabricada pela MENEGAZ & GIAVARINA De Passo Fundo RS. Este exemplar pertence ao Museu do Milho, alocado no parque da Femi em Xanxerê SC.




Importada - Ködel & Böhm

Em 1870, Michael Ködel fundou uma oficina mecânica, que apenas alguns anos depois começou a fabricar máquinas agrícolas simples, como cortadores de nabo e goelas. Em 1909, seu filho Wilhelm assumiu a empresa junto com seu genro Paul Böhm. A primeira debulhadora (trilhadeira) foi construída ali em 1890. A partir desse começo simples, a maior fábrica de debulhadoras da Europa cresceu na década de 1930. No total, foram construídas mais de 100.000 debulhadoras. Em 1940, Köla começou a desenvolver a primeira colheitadeira. A partir de então a empresa passou a se chamar Ködel & Böhm.



Importada - Westfalia



Importada - Comercializada pela Bromberg






Propaganda de equipamento ainda importado. Essa empresa importava desde caminhões, máquinas a vapor, equipamentos agrícolas e máquinas de costura.



Início do século passado - Sempre de grande porte.



Vencedora dos anos 50.


A origem dadas empresas Branco  remonta a 1936, quando Caetano Natal Branco, primogênito de uma família de imigrantes italianos, construiu em Joaçaba (então Cruzeiro, SC) sua primeira debulhadora de cereais – a trilhadeira Vencedora, máquina rebocada, destinada à retirada dos grãos de espigas de trigo, alfafa e arroz. As trilhadeiras foram fabricadas artesanalmente, por encomenda, até ser constituída a firma Caetano Branco & Filhos, em 1944. Com o tempo as máquinas foram sendo aperfeiçoadas e adaptadas para outras culturas: feijão, soja, aveia, girassol, lentilha, milho, centeio e alpiste. A trilhadeira Vencedora é até hoje fabricada, sob a marca Maqtron.



Triton



Maringá


Primeira SLC


Eda - Início século passado


Lindner


Friedrich com alimentador


De Antoni 




SLC


Ickert


De Antoni 


Friedrich de pequeno porte


Friedrich


Isol


Isma


Panambi



A empresa onde trabalhei por 4 anos.

Texto de boas vindas em manual da “Vencedora”




Vencedora de pequeno porte projetada em 1974/75, com estrutura monobloco.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coronel não morre

Como poderia ser o Seminário de Luzerna

“Não vimos as caravelas”