Opel Motoclub 500 uma “Revolução”


 Em 1928, um gênio universal apresentou ao fabricante de automóveis Opel de Rüsselsheim um veículo de duas rodas altamente inovador.


O termo “gênio universal” aplica-se a Ernst Neumann-Neander como poucos. Foi artista, desenhista, artista de cabaré, empresário, piloto de corridas e engenheiro. A engenhosa motocicleta Motoclub o conecta com a Opel. O Opel Motoclub foi construído entre 1928 e 1930 e era único devido à sua estrutura inovadora em chapa de aço prensada. Neumann-Neander inventou este método de construção. Com a nova tecnologia, a Opel conseguiu reduzir o tempo de montagem de uma motocicleta das habituais 15 a 25 horas para cerca de quatro horas – uma revolução na construção de motocicletas. Como resultado, a Opel conseguiu estabelecer um excelente produto a um preço atrativo em muito pouco tempo. Semelhante ao Opel "Laubfrosch", o primeiro carro alemão a sair da linha de montagem, a Opel tornou a mobilidade individual acessível para muitos.


O designer do Motoclub nasceu há 150 anos, em 3 de setembro de 1871, como Ernst Neumann em Kassel. Aos 19 anos, ele competiu com sucesso em corridas baratas. As primeiras estações profissionais são as atividades como caricaturista e ilustrador. Além de suas atividades artísticas, que foram influenciadas pela Art Nouveau, que também incluíram apresentações como artista de cabaré com o conjunto de Munique "Die 11 Scharfrichter" em 1901/1902, ele sempre foi acompanhado por uma paixão por velocidade e tecnologia. A motorização, que floresceu no final do século XIX, o fascina desde a infância. A primeira motocicleta que ele construiu foi construída em 1904. Ele disputou inúmeras corridas de montanha e de longa distância com ela, como Paris-Roma-Paris.


Em 1908 fundou a agência de publicidade "Ateliers Ernst Neumann for Modern Advertising" em Berlim, cujos clientes incluíam empresas industriais conhecidas. Pouco tempo depois, ele expandiu seu trabalho para incluir o design do corpo. Até a década de 1920, ele projetou moldes para os fabricantes de carrocerias Kellner, Papler, Schebera, Szawe e para a empresa Hessian Kruck, que trabalhava em estreita colaboração com a Opel.


Após a Primeira Guerra Mundial, Neumann adotou o nome artístico de “Neumann-Neander” (Neander = “O Novo Homem” em grego antigo). A partir de agora, o foco de seu trabalho será a construção e fabricação de motocicletas sob o nome "Neander". Além do design elegante, construção leve, conforto de direção e soluções técnicas não convencionais caracterizam seu estilo. Em 1924, o “N2” – como agora era chamado – recebeu o primeiro prêmio “em todas as categorias para as melhorias mais valiosas da motocicleta” na competição de inventores em Stuttgart.


Durante este tempo, Neumann-Neander também foi convidado no hipódromo da Opel em Rüsselsheim, onde o jovem Fritz von Opel era o chefe da família. O neto do fundador da empresa, Adam Opel, e Neumann-Neander concordam com uma licença exclusiva em setembro de 1928: o bem-sucedido modelo de aço estampado Neander também será produzido e vendido como um Opel com efeito imediato.


A "máquina com melhor assento do mundo" (anúncio Neander) recebe seu próprio motor monocilíndrico de quinhentos em dois níveis de potência (16 e 22 cv) da Opel. O visual moderno é definido pelo prateado fosco do metal galvanizado e não pintado, contrastado por um selim vermelho, ferragens vermelhas e até pneus vermelhos. Com uma grande campanha publicitária, o novo modelo é apresentado com a designação “Motoclube”. É cerca de dez por cento mais barato do que os tipos de Neander comparáveis ​​que ainda estão sendo construídos. A Neander também fabrica um sidecar chamado "Pionier", que a Opel recomenda para reboque e que está disponível em muitos revendedores Opel.


A crise econômica global de 1929 levou a empresa Neander e o Opel Motoclub a um fim abrupto no ano seguinte. Como resultado, Neumann-Neander, agora com 60 anos, retirou-se gradualmente como empresário. Seu trabalho construtivo tardio mais conhecido são as "máquinas de direção" não convencionais de quatro rodas dos anos de 1934 a 1939. Esses carros de corrida leves representam uma mistura de motocicleta e automóvel e alcançam sucessos notáveis ​​nos esportes a motor.


Mesmo na velhice, Neumann-Neander permanece fiel à sua paixão por soluções técnicas criativas. Em 1950, vários veículos incomuns e progressivos de duas e três rodas foram produzidos - mas não mais em produção em série. No final da década de 1940, "N2" abriu o último capítulo de sua variada vida na velhice e voltou a pintar. Mais de cem fotos são criadas em cinco anos.


Ernst Neumann-Neander morreu em 13 de novembro de 1954 aos 83 anos em Düren. Ele deixa para trás uma obra extraordinária e diversificada. O Opel Motoclub é uma pequena parte dele. Na coleção Rüsselsheim da Opel Classic ainda existe um "Supersport" de 1928 em condições de rodar. Com esta motocicleta extraordinária, o gênio universal "N2" será para sempre lembrado.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coronel não morre

Como poderia ser o Seminário de Luzerna

“Não vimos as caravelas”